A Ameaça do analfabetismo: uma análise do discurso oficial na década de 1940
Resumo
O trabalho aqui apresentado refere-se a um esforço de identificação dos modos pelos quais a discussão em torno dos índices de analfabetismo revelados pelo recenseamento populacional de 1940 figurou nos discursos oficiais sobre educação. A partir da análise detida dos artigos publicados entre 1944 e 1952 na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, do INEP, buscou-se localizar as discussões que se referiam aos dados estatísticos sobre a população analfabeta no Brasil, identificando-se os argumentos em torno dos números e as ações sugeridas como adequadas à solução do problema. Por um lado, discutia-se nos textos publicados na revista a necessidade de proporcionar a aquisição da leitura e da escrita aos jovens e adultos e, por outro, indicavam-se as preocupações em vista da lenta expansão da escola primária. Também se destacaram no periódico do INEP, as considerações acerca da Campanha de Educação de Adultos levada a efeito em 1947.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .