A Valorização da escola pública pela nacionalização das escolas alemãs na região do contestado em Santa Catarina

Autores

  • Nilson Thomé

Resumo

Este ensaio insinua a valorização da escola pública na Região do Contestado somente com a aplicação das medidas repressoras às escolas estrangeiras existentes nas vilas e núcleos coloniais neste território, quando da Campanha de Nacionalização, durante o Estado Novo. Levanta informações sobre a campanha de nacionalização na região, ocorrida entre 1937 e 1945 e influenciada pelos vínculos da ação integralista catarinense com o movimento nacional-socialista e o nazi-fascismo, durante o Estado Novo, que provocou o fechamento de dezenas de escolas de instrução primária nas áreas de colonização com imigrantes germânicos, viabilizando - em parte - sua substituição por escolas públicas, até então inexistentes. Acrescida aos efeitos da Guerra do Contestado, a nacionalização das escolas alemãs também foi um dos fatores mais importantes do retardamento da evolução da educação escolar no Centro-Oeste de Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Nilson Thomé

Prof. de História de Santa Catarina e de História do Contestado, em Caçador/ SC. Mestre em Educação e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação Unicamp.

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Como Citar

THOMÉ, Nilson. A Valorização da escola pública pela nacionalização das escolas alemãs na região do contestado em Santa Catarina. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1369. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos