Anísio Teixeira e a Doutrina do Nacional-desenvolvimentismo

Autores

  • Luiz Carlos Barreira

Resumo

As concepções dependentistas e desenvolvimentistas da educação, expressas nas formulações teóricas de Anísio Teixeira sobre o papel da educação escolar no processo de reconstrução da sociedade brasileira a partir de 1930, são o foco de interesse deste trabalho. Nele, procura-se demonstrar como as relações de poder foram sendo tecidas naquele processo. No período histórico em questão, o Brasil consolidava o capitalismo em bases concorrênciais, enquanto os centros hegemônicos do sistema consolidavam um outro estágio de desenvolvimento - monopolista e imperialista. No processo de construção de sua hegenomia, a burguesia nacional instrumentalizou o Estado, sem, contudo, deixar de cimentar sua dominação no âmbito da sociedade civil. Nesse sentido, a ideologia do nacional-desenvolvimentismo foi um dos instrumentos pelos quais ela buscou o consenso necessário à realização do seu projeto de desenvolvimento econômico para o País. Os desdobramentos dessa ideologia na educação - a crença na formação dos homens necessários ao desenvolvimento e, em última instância, à própria constituição da Nação - permitiu-lhe negociar a escola pública com seus antagonistas e opositores. O projeto de desenvolvimento econômico que elaborara para o País - dependente e associado ao capital estrangeiro - prescindia do modelo de escola pública formulado por Anísio Teixeira. Dele se utilizou, entretanto, para articular sua dominação. Assim procedendo, converteu a educação em espaço privilegiado de construção de sua hegemonia.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Barreira

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Como Citar

BARREIRA, Luiz Carlos. Anísio Teixeira e a Doutrina do Nacional-desenvolvimentismo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 3, n. 1, 2001. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1418. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos