Considerações sobre as relações entre trabalho e educação na sociedade contemporânea

Autores

  • Jorge Luis Cammarano González

Resumo

ste estudo pretende refletir e interpretar os nexos processuais entre trabalho, educação e os denominados novos paradigmas que repassam o mundo do Capital. Inclino-me a pensar que o capitalismo representa um modo historicamente específico dos homens produzirem a vida em sociedade, cuja dimensão fundante incide na relação Capital - Trabalho Assalariado e cujo processo de reprodução social tem no complexo Educação uma de suas expressões predominantes. Em outros termos, a Educação, subsumida aos processos de acumulação, ampliação e reprodução do Capital, cria e recria valores, conhecimentos, qualificações enraizadas nas articulações da relação social fundamental Capital - Trabalho Assalariado, que objetivam e, parcialmente, autonomizam as dimensões históricas da práxis humana essencial: o processo do trabalho. Nos desdobramentos deste escrito, trabalho, educação, novos paradigmas e capital ora tornam-se relativamente específicos, ora confundem-se e difundem-se por constituírem expressões múltiplas de um processo histórico que gravita demarcado pela crise do fordismo e a emergência de um novo padrão de acumulação capitalista denominado de integrado-flexível.

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Biografia do Autor

Jorge Luis Cammarano González

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor do Programa de Mestrado em Educação - Uniso.

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Como Citar

GONZÁLEZ, Jorge Luis Cammarano. Considerações sobre as relações entre trabalho e educação na sociedade contemporânea. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 2, n. 1, 2000. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1443. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos