A Universidade e os novos saberes
Resumo
Este trabalho trata de discutir propostas de reformas no ensino devem partir da inadequação de sua atual estrutura à realidade, considerando tanto a estruturação do capitalismo transnacional, desterritorializado e suas implicações para a liberdade, quanto os papéis que mídia e universidade têm nos processos educativos. Considera-se também a aproximação entre o mundo acadêmico e a cultura popular e o debate sobre que conhecimentos são produzidos na universidade, assumindo-se que uma universidade comprometida com valores humanistas deve rever as concepções de verdade e de ciência legadas pela modernidade e as práticas antidemocráticas que geraram. O resgate de práticas sociais e saberes marginalizados pela modernidade deve ser uma das metas da universidade voltada para uma sociedade mais humana. À universidade cabe congregar cidadãos e universitários em comunidades interpretativas que superem as interações em que as pessoas são forçadas a renunciar à interpretação da realidade social.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .