Educação escolar como movimento prisional na penitênciária Estadual de Maringá.

Autores

  • Rita Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Selson Garutti Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo quali-quantitativo exploratório, que tem por objetivo analisar a evolução escolar dos alunos apenados da Penitenciaria Estadual de Maringá (PEM). No que diz respeito às discussões do processo educacional constituído no interior da PEM, sobre qual deva ser o papel educativo na ressocialização dos apenados entre os anos de 2006 a 2010, as análises foram feitas sob uma perspectiva histórica dialética e conclui-se que a elevação do nível escolar é essencial para que todos os apenados consigam melhores oportunidades de trabalho e inserção social após o cumprimento de sua pena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professora do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG).

Selson Garutti, Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná

Licenciado em Filosofia pela USC e História pela UEM, Especialista em pesquisa educacional pela UEM e Mestre em Ciências da Religião pela PUCSP. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, Rita Cássia da Silva; GARUTTI, Selson. Educação escolar como movimento prisional na penitênciária Estadual de Maringá. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1634. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos