O CAMPO E A CULTURA ESCOLARES DE PILAR DO SUL E A IMIGRAÇÃO JAPONESA (1934-1976)

Autores

  • Adriana Aparecida Alves da Silva
  • Wilson Sandano

Resumo

Este trabalho investigou a constituição do “campo” escolar de Pilar do Sul (1934-1976). Buscando compreender as transformações que ocorreram no campo escolar após a chegada dos imigrantes japoneses e as mudanças na cultura escolar após o ingresso dos japoneses e descendentes nas escolas. A periodização refere-se de 1934, ano de fundação do Grupo Escolar “Padre Anchieta”, a 1976, ano em que o campo escolar foi redefinido devido à implementação da lei nº 5692 de 1971. Reunimos um conjunto diversificado de fontes: documentos escritos, iconográficos e fontes orais. Podemos destacar que as transformações no campo escolar foram frutos da introdução de novos agentes, os imigrantes japoneses, com, uma bagagem de vida, habitus que gerou conflitos e um processo de adaptação nesse espaço que é o campo e que não houve mudanças na cultura escolar, mas sim alterações em alguns aspectos como a reorganização do tempo, espaço e práticas escolares.

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Como Citar

SILVA, Adriana Aparecida Alves da; SANDANO, Wilson. O CAMPO E A CULTURA ESCOLARES DE PILAR DO SUL E A IMIGRAÇÃO JAPONESA (1934-1976). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1791. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos