O CAMPO E A CULTURA ESCOLARES DE PILAR DO SUL E A IMIGRAÇÃO JAPONESA (1934-1976)
Resumo
Este trabalho investigou a constituição do “campo” escolar de Pilar do Sul (1934-1976). Buscando compreender as transformações que ocorreram no campo escolar após a chegada dos imigrantes japoneses e as mudanças na cultura escolar após o ingresso dos japoneses e descendentes nas escolas. A periodização refere-se de 1934, ano de fundação do Grupo Escolar “Padre Anchieta”, a 1976, ano em que o campo escolar foi redefinido devido à implementação da lei nº 5692 de 1971. Reunimos um conjunto diversificado de fontes: documentos escritos, iconográficos e fontes orais. Podemos destacar que as transformações no campo escolar foram frutos da introdução de novos agentes, os imigrantes japoneses, com, uma bagagem de vida, habitus que gerou conflitos e um processo de adaptação nesse espaço que é o campo e que não houve mudanças na cultura escolar, mas sim alterações em alguns aspectos como a reorganização do tempo, espaço e práticas escolares.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .