Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI

Autores

  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa
  • Camila Ferreira da Silva

Resumo

A complexidade e a pluralidade que marcam a produção da Sociologia da Educação (SE) no Brasil permitem a identificação de mosaicos que foram sendo formados durante a primeira década do século XXI. Este artigo trata, justamente, de uma análise (quanti-qualitativa, que fez uso da técnica estado da arte) – entre tantas outras possíveis – dos mosaicos produzidos pelo GT Sociologia da Educação (GT-14) da ANPEd neste período temporal. Tomar este grupo de trabalho como um subcampo inscrito no campo científico da própria SE (mais amplamente falando) é um exercício que permite observar, em termos relacionais, a inexistência de linearidades ou mesmo de consensos absolutos em torno de qualquer campo. É este movimento que acaba por exigir que se trate do tema no plural, Sociologias da Educação, pois se reporta ao próprio jogo da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

CÊA, G. S. dos S.; SILVA, C. F. da. Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2242. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos