Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI

Autores

  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa
  • Camila Ferreira da Silva

Resumo

A complexidade e a pluralidade que marcam a produção da Sociologia da Educação (SE) no Brasil permitem a identificação de mosaicos que foram sendo formados durante a primeira década do século XXI. Este artigo trata, justamente, de uma análise (quanti-qualitativa, que fez uso da técnica estado da arte) – entre tantas outras possíveis – dos mosaicos produzidos pelo GT Sociologia da Educação (GT-14) da ANPEd neste período temporal. Tomar este grupo de trabalho como um subcampo inscrito no campo científico da própria SE (mais amplamente falando) é um exercício que permite observar, em termos relacionais, a inexistência de linearidades ou mesmo de consensos absolutos em torno de qualquer campo. É este movimento que acaba por exigir que se trate do tema no plural, Sociologias da Educação, pois se reporta ao próprio jogo da ciência.

Downloads

Downloads

Publicado

09-06-2015

Como Citar

CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; SILVA, Camila Ferreira da. Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do GT-14 da ANPED na primeira década do século XXI. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2242. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos