Filmes – imagens e sons – como memória afetiva de docentes
Resumo
Destacamos a forte relação das imagens e sons do cinema e outras mídias, com nossa memória. Essas produções culturais são entendidas como ‘personagens conceituais’, tal como indicado por Deleuze e Guattari. A presença de variados tipos de sons e imagens - propagandas famosas; passagens clássicas de filmes; músicas que marcaram gerações - nas ‘conversas’ desenvolvidas com praticantespensantes que participam da pesquisa que desenvolvemos de nos fez perceber seus significados na memória afetiva de docentes (em exercício e em formação). Concluímos, com a ideia de que as redes educativas, que formamos e que nos formam, são tecidas com memórias sonoras e imagéticas, nos diversos espaçostempos educativos cujos processos curriculares permitem o surgimento de conhecimentossignificações múltiplos e complexos, necessários ao viver cotidiano.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















