Ler as letras e ser fecundas: mulheres na escola e no mundo da casa
Resumo
Na História das Mulheres é possível apreender o significado social do relacionamento entre os sexos utilizando-se dos estudos de gênero, como paradigma da crítica teórica feminista. Este paradigma fornece importantes elementos de análise para se inserir as mulheres como sujeitos históricos, eliminando-se a invisibilidade de décadas passadas, quando estas não apareciam como atores sociais. Para escrever essa História, fontes nem sempre consideradas na historiografia oficial podem ser utilizadas nas análises assim como as articulações entre o espaço público e o privado. Foi necessário muito tempo para o reconhecimento de que a vida das mulheres não se esgota na domesticidade. O século XX, como período de protestos femininos em busca de maiores direitos, em especial o voto e a educação formal, promoveu o que já vinha se edificando no século XIX: o reconhecimento de que a outra metade da humanidade possuía aspirações que não se limitavam à maternidade e ao desempenho doméstico, numa prática de submissão aos homens por demais estruturada em séculos anteriores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .