História intelectual e história da educação: questões teórico-metodológicas de pesquisa

Autores

  • Claudia Panizzolo

Resumo

O texto discute os referenciais teórico-metodológicos da História Intelectual com o objetivo de contribuir para a problematização da educação como objeto histórico. O caminho analítico investiu no conceito de trajetória como a possibilidade de acompanhar os deslocamentos que se desdobram nos espaços e tempos sociais, presente nas obras de Pierre Bourdieu e de J. Sirinelli; a análise da polissemia e polimorfia do termo intelectual destacando seu caráter sociocultural e político de criador e mediador de cultura problematizada na obra de J. Sirinelli; e, por fim, os conceitos de geração, de laço de geração e de unidade geracional como um conjunto de sensibilidades e afinidades comuns capazes de criar sentimentos de pertença e partilha cunhados por Karl Mannheim. Buscou-se realçar as especificidades da pesquisa em História Intelectual, sobretudo, se analisada comparativamente a modalidades mais tradicionais da pesquisa em História e em História da Educação.

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Publicado

25-11-2016

Como Citar

PANIZZOLO, Claudia. História intelectual e história da educação: questões teórico-metodológicas de pesquisa. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2850. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda