Licenciatura em artes visuais: desafios para a formação docente
Abstract
Este artigo apresenta um estudo que teve por objetivo levantar informações sobre o contexto da criação das licenciaturas e descrever como se dá o ensino e a formação do professor de artes, no Brasil. Discutir a licenciatura em artes visuais é uma questão primordial para o entendimento do processo de formação do professor de arte e do seu trabalho. A partir de um levantamento bibliográfico realizado sobre a temática, percebe-se que, tanto no ensino de arte como na formação de professores para ministrar esse ensino, muitas mudanças ocorreram e até a própria nomenclatura da disciplina vem sendo modificada na tentativa de consolidação de uma identidade. As licenciaturas em artes precisam reafirmar o espaço científico e pedagógico da Arte, tanto na Educação Superior quanto na Educação Básica e, para isso, deve-se propor uma formação inicial que realmente articule ensino, pesquisa e extensão e que o professor, depois, receba o acompanhamento de uma formação continuada que instigue o desafio de práticas pedagógicas articuladas com as necessidades da escola, na contemporaneidade.
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