A complexidade da profissão docente: enfrentamentos necessários

Autores

  • Marlon Dantas Trevisan
  • Camila José Galindo

Resumo

Este escrito propõe uma reflexão acerca de alguns aspectos centrais, inerentes à profissão do educador, tais como o esforço em compreender-se a complexa natureza da educação, enquanto objeto da ciência pedagógica e do trabalho docente, a necessidade de uma concepção sobre como se conhece verdadeiramente, para se pensar uma proposta pedagógica democrática. Também se discutem as aflições pelas quais passam os educadores e a tendência de se protegerem, buscando um perfil técnico, eximindo-se de compromissos de caráter formativo, bem como perpetuando o exame classificatório, que capitaneia os projetos educativos. Nossas conclusões reafirmam a necessidade do educador enfrentar tais questionamentos, de modo que seja possível a ressignificação do papel docente, condição para que os contextos da instituição escolar possam avançar. 

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Como Citar

TREVISAN, Marlon Dantas; GALINDO, Camila José. A complexidade da profissão docente: enfrentamentos necessários. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2091. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos