A plataforma digital “Currículo +” e o ensino de Ciências e Biologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p191-209

Abstract

Trata-se do relato de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar o conteúdo de Ciências e Biologia disponível na plataforma digital intitulada “Currículo+” desenvolvida pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo/Brasil. Para isso foram realizados levantamentos quantitativos e qualitativos do conteúdo disponível na plataforma, além de entrevista com  educadora da equipe pedagógica de uma Diretoria Regional de Ensino. Como resultado foi identificada a existência de correlação entre os temas de Ciências e Biologia presentes no currículo oficial paulista e os materiais disponíveis na Plataforma “Currículo+”, ainda que com certa preponderância de uns temas em relaçao a outros. Além disso, a plataforma se caracterizou como um potente recurso de inserção das tecnologias digitais na educação básica.

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Author Biographies

Paula Cabral Tamasauskas, Universidade de São Paulo – USP

Estudante do curso de Ciências Biológicas.

Vitoria Fernanda dos Santos, Universidade de São Paulo – USP

Estudante do curso de Engenharia florestal. 

Maria Angelica Penatti Pipitone, Universidade de São PauloESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz

Professora Associada e em regime de dedicação integral da USP- Campus ESALQ

Mestre, Doutora e Livre Docente na área de Educação com ênfase na área de formação de professores e políticas educacional. Leciona nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biológicas da ESALQ/USP e no Programa de Pós-0Graduação Interunidades Esalq/Cena( PPGI)

Published

2018-04-24

How to Cite

TAMASAUSKAS, Paula Cabral; SANTOS, Vitoria Fernanda dos; PIPITONE, Maria Angelica Penatti. A plataforma digital “Currículo +” e o ensino de Ciências e Biologia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p191-209. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2945. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos