Projetos pedagógicos a partir de uma perspectiva transdisciplinar de aprendizagem
Resumen
Este artigo desenvolve, a partir dos relatórios de uma pesquisa Etnográfica realizada no cotidiano escolar do ensino fundamental de nove anos, uma análise bibliográfica, baseada principalmente, pela perspectiva da aprendizagem transdisciplinar, ancorada na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin. Considerou-se que o aluno pode se tornar produto do processo produtor de sua espécie humana com vistas às novas gerações, se sua formação acontecer verticalmente, numa relação de separação entre níveis, conteúdos e valores, sendo que esse processo precisa ser realizado dialogicamente entre professor, alunos e famílias, com vistas na formação emancipatória das crianças. A relação mais próxima entre as famílias e professores/escola surte reflexos positivos na formação das crianças.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .