Instituto Pestalozzi: uma experiência de formação cultural e artística

Autores/as

  • Rossano Silva
  • Carlos Eduardo Vieira

Resumen

O presente trabalho investiga as experiências de formação cultural e artística na escola experimental Instituto Pestalozzi, criada em Curitiba, em 1943, pelo intelectual paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992). Considerado pela história da educação no Paraná como um dos principais interlocutores do Movimento pela Escola Nova no Estado, Pilotto teve suas concepções educacionais pautadas por autores como: Gentile, Montessori, Peslatozzi e Tolstoi, que resignificados o levaram a uma concepção de educação que teve na arte e na cultural seu princípio formativo. Neste artigo, como parte de uma pesquisa mais ampla que aborda sua trajetória intelectual, serão analisadas as concepções pedagógicas referentes ao ensino para o curso pré-primário do Instituto Pestalozzi com ênfase ao ensino de arte, além dos cursos livres que tinham por objetivo realizar a formação para uma “cultura superior”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

SILVA, Rossano; VIEIRA, Carlos Eduardo. Instituto Pestalozzi: uma experiência de formação cultural e artística. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2086. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos