Licenciatura em artes visuais: desafios para a formação docente

Autores

  • Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi
  • Flavinês Rebolo

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que teve por objetivo levantar informações sobre o contexto da criação das licenciaturas e descrever como se dá o ensino e a formação do professor de artes, no Brasil. Discutir a licenciatura em artes visuais é uma questão primordial para o entendimento do processo de formação do professor de arte e do seu trabalho. A partir de um levantamento bibliográfico realizado sobre a temática, percebe-se que, tanto no ensino de arte como na formação de professores para ministrar esse ensino, muitas mudanças ocorreram e até a própria nomenclatura da disciplina vem sendo modificada na tentativa de consolidação de uma identidade. As licenciaturas em artes precisam reafirmar o espaço científico e pedagógico da Arte, tanto na Educação Superior quanto na Educação Básica e, para isso, deve-se propor uma formação inicial que realmente articule ensino, pesquisa e extensão e que o professor, depois, receba o acompanhamento de uma formação continuada que instigue o desafio de práticas pedagógicas articuladas com as necessidades da escola, na contemporaneidade.

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Como Citar

GODOI, Rozana Vanessa Fagundes Valentim de; REBOLO, Flavinês. Licenciatura em artes visuais: desafios para a formação docente. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2089. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos