Projeto político-pedagógico:

expressão do poder da coletividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p647-671

Resumo

A realidade da maioria das escolas públicas no Brasil mostra que tem sido um desafio para a gestão escolar angariar a participação das comunidades escolar e local na (re)construção do projeto político-pedagógico – PPP. Por isso, o objetivo deste artigo é apresentar alternativas a serem desenvolvidas pelas escolas para viabilizar uma maior participação dessas comunidades no processo de (re)construção do PPP. Para atingi-lo utilizou-se o estudo de caso, como método de pesquisa, e entrevistas e diálogos com professores e funcionários, participações nas reuniões do corpo docente e observações no ambiente escolar para coletar os dados. Neste estudo, evidencia-se que o PPP (re)construído coletivamente configura-se em um instrumento relevante para o modelo de gestão democrática e que as alternativas expostas demonstram, na prática, que é viável fazer da gestão democrática uma realidade nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Sergio Brasil Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM.

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM.

Publicado

19-12-2018

Como Citar

FERNANDES, Sergio Brasil; PEREIRA, Sueli Menezes. Projeto político-pedagógico:: expressão do poder da coletividade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n3p647-671. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2989. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos