Reflexões sobre aprendizagem e ensino de física a partir da realidade do Rio de Janeiro

Palavras-chave: Ensino de ciências., Formação., Metodologias.

Resumo

A aprendizagem dos alunos presentes nas escolas brasileiras tem se mostrado insuficiente face aos resultados das avaliações nacionais e internacionais, para os diferentes níveis de instrução. Assim, neste trabalhou buscou-se encontrar e compreender as razões para o atual cenário e buscar respostas que possam ajudar a conseguir soluções para o problema. São mostrados como os fatores econômicos e sociais, ligados ao aluno, às questões de infraestrutura na sociedade brasileira e às metodologias de ensino, por parte dos professores, atuam de forma negativa no desempenho escolar. Como tal, apresentamos reflexões sobre a necessidade de mudança nas práticas educativas no ensino das ciências e da Física em particular, bem como no processo de formação dos profissionais de educação, permitindo a eles compreender o cenário educativo onde está inserido.

Biografia do Autor

Frederico Alan de Oliveira Cruz, DeFis / UFRRJ, IFIMUP / DFA / FCUP

Licenciado em Física e Doutor em Ciências, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor (Associado I) e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Paulo Simeão Carvalho, Unidade de Ensino das Ciências / DFA / FCUP

Possui doutorado em Doutoramento em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1998). Atualmente é professor auxiliar de nomeação definitiva da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino da Física e na Formação inicial e continuada de professores de Física.

Publicado
2018-12-20
Como Citar
CRUZ, F.; CARVALHO, P. Reflexões sobre aprendizagem e ensino de física a partir da realidade do Rio de Janeiro. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 3, p. 739-759, 20 dez. 2018.
Seção
Artigos