Neoliberalismo, neoconservadorismo e educação:

o movimento “Escola sem Partido” para além do projeto de lei

Palavras-chave: Neoliberalismo e educação., Neoconservadorismo e educação., Escola sem partido.

Resumo

No presente artigo, compreende-se o movimento “Escola sem Partido” dentro de um contexto mais amplo de determinação e reprodução da sociabilidade capitalista. Inicialmente, é discutida a aliança entre neoliberais e neoconservadores, passando à discussão da educação sob a égide desses ideários e, por fim, apresenta-se o movimento “Escola sem Partido” como suporte desse ideário no campo educacional. Conclui-se pela defesa de uma luta contra-hegemônica que supere a falsa separação entre educação, técnica e política, possibilitando aos professores o cumprimento de seu compromisso ao lado da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Jeferson Anibal Gonzalez, IFSP/Campus Jacareí

Mestre em Educação.

Michele Cristine da Cruz Costa, IFSP/Campus Sertãozinho

Pedagoga (FFCLRP/USP); Mestre em Educação Escolar (FCLAr/UNESP); Doutora em Educação (FE/UNICAMP); Atualmente é Professora EBTT (Educação/Pedagogia) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Campus Sertãozinho).

Publicado
2018-12-17
Como Citar
GONZALEZ, J.; COSTA, M. Neoliberalismo, neoconservadorismo e educação:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 3, p. 551-565, 17 dez. 2018.
Seção
Dossiê - Escola sem Partido