Neoliberalismo, neoconservadorismo e educação:

o movimento “Escola sem Partido” para além do projeto de lei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p551-565

Resumo

No presente artigo, compreende-se o movimento “Escola sem Partido” dentro de um contexto mais amplo de determinação e reprodução da sociabilidade capitalista. Inicialmente, é discutida a aliança entre neoliberais e neoconservadores, passando à discussão da educação sob a égide desses ideários e, por fim, apresenta-se o movimento “Escola sem Partido” como suporte desse ideário no campo educacional. Conclui-se pela defesa de uma luta contra-hegemônica que supere a falsa separação entre educação, técnica e política, possibilitando aos professores o cumprimento de seu compromisso ao lado da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Jeferson Anibal Gonzalez, IFSP/Campus Jacareí

Mestre em Educação.

Michele Cristine da Cruz Costa, IFSP/Campus Sertãozinho

Pedagoga (FFCLRP/USP); Mestre em Educação Escolar (FCLAr/UNESP); Doutora em Educação (FE/UNICAMP); Atualmente é Professora EBTT (Educação/Pedagogia) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP/Campus Sertãozinho).

Publicado

17-12-2018

Como Citar

GONZALEZ, Jeferson Anibal; COSTA, Michele Cristine da Cruz. Neoliberalismo, neoconservadorismo e educação:: o movimento “Escola sem Partido” para além do projeto de lei. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n3p551-565. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3248. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Escola sem Partido