Anísio Teixeira:

Dom Quixote Nacional

Palavras-chave: Anísio Teixeira., Denúncia social., Caráter heroico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre vida, obra e ação político-educacional de Anísio Teixeira em análise comparativa com Miguel de Cervantes, na obra Dom Quixote e com Lima Barreto, na obra Triste fim de Policarpo Quaresma. Busca-se, na confluência entre esses três vultos históricos, analisar o caráter heroico e idealista, o espírito ufanista, bem como as questões de denúncias sociais que permeiam a trajetória dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Sandano, UNISO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba(1963), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba(1991) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba(1997). Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba.

Sâmara Rodrigues de Ataíde, Universidade de Sorocaba

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, (2002), Especialização em Linguística e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade de Sorocaba no curso de Doutorado em História e Historiografia da Educação.

Publicado
2018-12-20
Como Citar
SANDANO, W.; ATAÍDE, S. Anísio Teixeira:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 3, p. 779-798, 20 dez. 2018.
Seção
Artigos