Os desafios e as possibilidades do trabalho docente com o aluno surdo na universidade

Palavras-chave: Trabalho docente., Aluno surdo., Professor universitário.

Resumo

O artigo apresenta um estudo que objetivou analisar o trabalho docente frente aos processos de inclusão e de ensino e aprendizagem do aluno surdo na universidade, identificando os desafios enfrentados e as práticas utilizadas pelos professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram 16 professores dos cursos de licenciaturas, que ministravam aulas para alunos surdos, em uma universidade de Campo Grande/MS. Para as análises utilizou-se a análise temática de conteúdo de Schütze. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores dizem respeito ao planejamento e preparação das aulas com materiais pedagógicos diferenciados, à avaliação dos alunos surdos e à relação com os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. Também foi possível identificar experiências de mal-estar, vividas por esses docentes, por não conhecerem a Libras e por não conseguirem participar diretamente dos diálogos com os alunos surdos.

Biografia do Autor

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Nayara Cesário Martins, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2005). Pós-Graduação em Educação Especial (com ênfase ao Atendimento pedagógico para a inclusão escolar) e em Língua Brasileira de Sinais. Mestra em Educação (UCDB). Atualmente trabalha no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP - UCDB), é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais (UCDB) e docente da disciplina de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Católica Dom Bosco(UCDB).

Publicado
2018-12-19
Como Citar
REBOLO, F.; MARTINS, N. Os desafios e as possibilidades do trabalho docente com o aluno surdo na universidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 3, p. 673-691, 19 dez. 2018.
Seção
Artigos