Os desafios e as possibilidades do trabalho docente com o aluno surdo na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p673-691

Resumo

O artigo apresenta um estudo que objetivou analisar o trabalho docente frente aos processos de inclusão e de ensino e aprendizagem do aluno surdo na universidade, identificando os desafios enfrentados e as práticas utilizadas pelos professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram 16 professores dos cursos de licenciaturas, que ministravam aulas para alunos surdos, em uma universidade de Campo Grande/MS. Para as análises utilizou-se a análise temática de conteúdo de Schütze. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores dizem respeito ao planejamento e preparação das aulas com materiais pedagógicos diferenciados, à avaliação dos alunos surdos e à relação com os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. Também foi possível identificar experiências de mal-estar, vividas por esses docentes, por não conhecerem a Libras e por não conseguirem participar diretamente dos diálogos com os alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Nayara Cesário Martins, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2005). Pós-Graduação em Educação Especial (com ênfase ao Atendimento pedagógico para a inclusão escolar) e em Língua Brasileira de Sinais. Mestra em Educação (UCDB). Atualmente trabalha no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP - UCDB), é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Língua Brasileira de Sinais (UCDB) e docente da disciplina de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Católica Dom Bosco(UCDB).

Publicado

19-12-2018

Como Citar

REBOLO, Flavinês; MARTINS, Nayara Cesário. Os desafios e as possibilidades do trabalho docente com o aluno surdo na universidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n3p673-691. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3359. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos