Juventude sem acesso à educação e ao trabalho

um olhar de gênero, vulnerabilidade social e representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p189-204

Palavras-chave:

Juventude, Educação, Trabalho, Gênero, Representações sociais.

Resumo

Este documento apresenta um trabalho de pesquisa que as Representações Sociais exploraram sobre educação e trabalho em jovens da Cidade do México, que não tiveram acesso à educação formal e ao trabalho remunerado. Fazendo uso da perspectiva de gênero, o estudo foi ampliado para a análise das condições de vulnerabilidade social em torno do problema. Encontraram-se representações sociais em que há uma série de significados e construções simbólicas, que com base no gênero produzem e / ou reproduzem discursos culturais que sustentam condições de desigualdade. Em conclusão, as condições de violação social são acentuadas quando os jovens não podem continuar estudando e também não têm emprego. Isso se traduz em injustiças de distribuição socioeconômica e injustiças de reconhecimento sociocultural, que têm um impacto particular nas mulheres.

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Biografia do Autor

Elsy Yaneth Silva Soto, Universidad Nacional Autónoma de México

Universidad Nacional Autónoma de México.Doutora em Psicologia pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Nacional Autônoma de México. Cidade do México.

Johannes Kniffki, Alice Salomon Hochschule Berlin - University of applied sciences

Alice Salomon Hochschule Berlin. Professor do Departamento de Serviço Social. Diretor de Gerenciamento Intercultural de Conflitos da MA / Gestión de Conflictos Interculturales.

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Publicado

15-04-2020

Como Citar

SOTO, Elsy Yaneth Silva; KNIFFKI, Johannes. Juventude sem acesso à educação e ao trabalho: um olhar de gênero, vulnerabilidade social e representações sociais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 189–204, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n1p189-204. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3378. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda