História ambiental e ensino de história:

uma experiência de Nowtopia

Palavras-chave: Ensino de História, História Ambiental, Ensino Superior, Formação de Professores, Nowtopia

Resumo

O artigo trata da experiência de ensino realizada na disciplina “Tópicos Especiais I”, na graduação em História - Licenciatura da Universidade do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, em 2015, no campus de Coronel Vivida, oeste do Paraná. Houve uma interessante interação entre Ensino de História e História Ambiental, em que foram trabalhados conteúdos significativos para os alunos, a partir do contexto da região em que estavam inseridos. A disciplina foi orientada pela problemática de abordar a história ambiental de forma a superar a narrativa dominante de destruição da natureza pelo ser humano. Nessa perspectiva, o conceito de Nowtopia possibilitou o aprendizado de relações humanos-natureza que rompem com a lógica consumista e individualista do mercado, e constroem relações de respeito e proteção ao ambiente, no sentido de ir além da concepção preponderante de disjunção entre sociedade e natureza, visando contribuir na formação dos acadêmicos como futuros professores de históri

Biografia do Autor

Elenita Malta Pereira, UFSC

Doutora em História UFRGS. Professora de História na UFSC.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
PEREIRA, E. História ambiental e ensino de história:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 1, p. 137-156, 30 abr. 2019.
Seção
Dossiê - As Educações Ambientais insistem e lutam: (re)existências, vivências,