História ambiental e ensino de história:

uma experiência de Nowtopia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p137-156

Resumo

O artigo trata da experiência de ensino realizada na disciplina “Tópicos Especiais I”, na graduação em História - Licenciatura da Universidade do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, em 2015, no campus de Coronel Vivida, oeste do Paraná. Houve uma interessante interação entre Ensino de História e História Ambiental, em que foram trabalhados conteúdos significativos para os alunos, a partir do contexto da região em que estavam inseridos. A disciplina foi orientada pela problemática de abordar a história ambiental de forma a superar a narrativa dominante de destruição da natureza pelo ser humano. Nessa perspectiva, o conceito de Nowtopia possibilitou o aprendizado de relações humanos-natureza que rompem com a lógica consumista e individualista do mercado, e constroem relações de respeito e proteção ao ambiente, no sentido de ir além da concepção preponderante de disjunção entre sociedade e natureza, visando contribuir na formação dos acadêmicos como futuros professores de história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenita Malta Pereira, UFSC

Doutora em História UFRGS. Professora de História na UFSC.

Publicado

30-04-2019

Como Citar

PEREIRA, Elenita Malta. História ambiental e ensino de história:: uma experiência de Nowtopia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n1p137-156. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3517. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - As Educações Ambientais insistem e lutam: (re)existências, vivências,