Vagas ociosas na educação superior brasileira
limites e contradições das políticas de expansão e democratização do acesso
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p503-521Palavras-chave:
Educação superior, Taxa de atendimento, Acesso.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a ociosidade de vagas na educação superior brasileira, destacando os limites e contradições das políticas de expansão e democratização do acesso a esse nível de ensino. O objetivo é analisar a taxa de ocupação de vagas ao longo dos anos 2000, especialmente em 2017, e verificar de que modo as políticas públicas se organizam para promover o melhor aproveitamento da sua capacidade de atendimento. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, com base em dados estatísticos divulgados pelo Ministério da Educação, além de marcos legais do mesmo ministério e outros, instituídos pelo governo brasileiro. Somado a isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, apoiada em autores que discutem temas como expansão, acesso e democratização da educação superior. Como resultado, este estudo mostrou que é fundamental traçar estratégias para promover a ocupação de vagas existentes e que ficam ociosas e representam desvirtuamento de recursos materiais e humanos.
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