Vagas ociosas na educação superior brasileira

limites e contradições das políticas de expansão e democratização do acesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p503-521

Palavras-chave:

Educação superior, Taxa de atendimento, Acesso.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a ociosidade de vagas na educação superior brasileira, destacando os limites e contradições das políticas de expansão e democratização do acesso a esse nível de ensino. O objetivo é analisar a taxa de ocupação de vagas ao longo dos anos 2000, especialmente em 2017, e verificar de que modo as políticas públicas se organizam para promover o melhor aproveitamento da sua capacidade de atendimento. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, com base em dados estatísticos divulgados pelo Ministério da Educação, além de marcos legais do mesmo ministério e outros, instituídos pelo governo brasileiro. Somado a isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, apoiada em autores que discutem temas como expansão, acesso e democratização da educação superior. Como resultado, este estudo mostrou que é fundamental traçar estratégias para promover a ocupação de vagas existentes e que ficam ociosas e representam desvirtuamento de recursos materiais e humanos.

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Biografias Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013).  Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). Técnica em Assuntos Educacionais na UFG. 

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Goiânia. Graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

ROSA, Chaiane de Medeiros; SANTOS, Fabiano Fortunato Teixeira dos. Vagas ociosas na educação superior brasileira: limites e contradições das políticas de expansão e democratização do acesso. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 503–521, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p503-521. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3743. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda