Teorizar o conhecimento

um percurso no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p293-308

Palavras-chave:

Paradigmas, Epistemologias, Cenário social.

Resumo

Neste artigo se transita pelo conhecimento produzido no campo da educação em suas dimensões epistêmicas, axiológicas, ontológicas e antropológicas, afim de desembocar nos estudos pós-coloniais ou pós-críticos. Trilhou-se pelos caminhos paradigmáticos do racionalismo, empirismo, positivismo, a fenomenologia, o marxismo e, por último, os autores da modernidade/colonialidade em interface com temáticas relacionadas aos projetos, políticas e tensionamentos educacionais hegemônicos e contra-hegemônicos em âmbito local, regional, nacional e internacional. Este panorama possibilitou, não um aprofundamento e sim um percurso fluido e didático pelas perspectivas teóricas que se apresentam a um professor-pesquisador.

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Biografia do Autor

  • Silvana Colombelli Parra Sanches, Universidade Católica Dom Bosco

    Doutoranda em Educação na linha Diversidade Cultural e Educação Indígena.

  • Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor titular da Universidade Católica Dom Bosco do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado.

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Publicado

15-04-2020

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Teorizar o conhecimento: um percurso no campo da educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 293–308, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n1p293-308. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3816. Acesso em: 13 dez. 2025.