Teorizar o conhecimento

um percurso no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p293-308

Palavras-chave:

Paradigmas, Epistemologias, Cenário social.

Resumo

Neste artigo se transita pelo conhecimento produzido no campo da educação em suas dimensões epistêmicas, axiológicas, ontológicas e antropológicas, afim de desembocar nos estudos pós-coloniais ou pós-críticos. Trilhou-se pelos caminhos paradigmáticos do racionalismo, empirismo, positivismo, a fenomenologia, o marxismo e, por último, os autores da modernidade/colonialidade em interface com temáticas relacionadas aos projetos, políticas e tensionamentos educacionais hegemônicos e contra-hegemônicos em âmbito local, regional, nacional e internacional. Este panorama possibilitou, não um aprofundamento e sim um percurso fluido e didático pelas perspectivas teóricas que se apresentam a um professor-pesquisador.

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Biografia do Autor

Silvana Colombelli Parra Sanches, Universidade Católica Dom Bosco

Doutoranda em Educação na linha Diversidade Cultural e Educação Indígena.

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor titular da Universidade Católica Dom Bosco do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado.

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Publicado

15-04-2020

Como Citar

SANCHES, Silvana Colombelli Parra; NASCIMENTO, Adir Casaro. Teorizar o conhecimento: um percurso no campo da educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 293–308, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n1p293-308. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3816. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda