Rizoma e pós-estruturalismo

três apontamentos para possíveis usos na pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p55-81

Palavras-chave:

Rizoma, Pós-estruturalismo, Pesquisa em Educação

Resumo

Nesse ensaio trazemos três apontamentos sobre a filosofia deleuziana, que elaboram uma análise de conteúdo epistemológico com o objetivo de refletir os possíveis usos dessa teoria na fundamentação de pesquisas de pós-graduação desenvolvidas pelo Grupo Rizoma ligado ao Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Paraná. A proposta é desdobrar o rizoma, conceito criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, traçando a partir destes três pontos um modo de orientação nesta filosofia das multiplicidades. O primeiro apontamento trata da criação de conceitos e métodos que formam a filosofia de Deleuze; o segundo, analisa o texto Em que se pode entender como estruturalismo?; e o terceiro, os elementos e princípios do Rizoma, texto e conceito que foi escrito e criado junto a Félix Guattari. Entendemos que esses três momentos perfazem um percurso interessante e necessário para quem quer fazer uso das abordagens da filosofia da diferença em processos especulativos do campo da educação.

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Biografia Autor

Claudia Madruga, Universidade Federal do Paraná

 Doutora em Educação pela UFRGS. É professora Adjunto III da UFPR, integra o setor de Educação Profissional e Tecnológica e atua no Programa de Extensão PDE/UFPR como Coordenadora. Tem investido em ações que qualificam a relação universidade e escola. Pesquisa no Grupo "Saberes e Práticas no Ensino Superior" e colabora com o projeto do MEC em parceria com a UFPR, " Programa- Mais Educação". 

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

CLAUDIA MADRUGA. Rizoma e pós-estruturalismo: três apontamentos para possíveis usos na pesquisa em educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 55–81, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n1p55-81. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4071. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Investigações poéticas e cocriação entre pensamento e vida