EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO COM AS TEORIAS DE FREINET E FREIRE

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos
  • Giovana Carla Cardoso Amorim
  • Alexsandra Maia Nolasco de Castro

Resumo

As ideias de Freinet e Freire repercutem nas práticas educativas por representarem princípios e técnicas de ensino para uma nova sociabilidade. Freire se destaca por definir a educação popular como libertadora, acreditando na transformação social, através da relação dialógica. Freinet através de uma proposta libertária chama a atenção para a autogestão do conhecimento, levando em consideração o senso de responsabilidade, a sociabilidade, o julgamento pessoal, a autonomia, a criatividade, a comunicação, a reflexão individual e coletiva, e a afetividade. Ambos se destacam no cenário da educação por agregarem em suas propostas educativas concepções pedagógicas, políticas, éticas e, sobretudo, humanas do fazer pedagógico. Neste artigo pretendemos pensar a educação popular, apresentando e discutindo as aproximações entre as concepções libertárias dos dois autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Mac Cole Tavares Santos
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Paraíba
  • Giovana Carla Cardoso Amorim
    Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Alexsandra Maia Nolasco de Castro
    Aluna do Curso de Pedagogia. Bolsista PIBIC CNPq.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO POPULAR: DIÁLOGO COM AS TEORIAS DE FREINET E FREIRE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1006. Acesso em: 15 dez. 2025.