UMA ANÁLISE DAS TENSÕES E DISPUTAS EM TORNO DAS INTERPRETAÇÕES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA IGREJA CATÓLICA
Resumo
A despeito das consideráveis perdas de espaço político e de seguidores da Igreja Católica, sua capacidade de adaptação e vitalidade é visível. Interrogar-se sobre o catolicismo é interrogar-se sobre um fato social e religioso, sobre uma instituição plural, atravessada de antagonismos e oposições e que se vê com a tarefa da educação universal porque detentora da verdade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo central discutir a constituição do campo de estudos acadêmicos que assume como objeto de preocupação as relações entre a Igreja Católica e a educação. Discute-se o regime de produção e de acesso à verdade da Igreja e como ele é pensado por pesquisadores de diferentes áreas, utilizando a produção acadêmica sobre o tema para explicitar e analisar o campo de estudos, suas tensões, hierarquias internas, lacunas e possibilidades de avanço nas pesquisas sobre Igreja e educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .