A Implantação do Programa Universidade para todos no Âmbito das Políticas de Acesso e Permanência

Autores

  • Suzanir Fernanda Maia Universidade de Sorocaba

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior – GEPPES, vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. O foco de análise consistiu em identificar e analisar o processo de implantação/ implementação do Programa Universidade Para Todos – ProUni no período de 2004 a 2008. São apresentadas as principais características do Programa, que se insere nas políticas de educação superior de acesso e permanência de jovens excluídos desse nível de ensino. Delineia, brevemente, além dos critérios de elegibilidade do ProUni, as alterações que ocorreram nas IES que adotaram esse Programa. Inclui algumas críticas, contrárias e favoráveis ao ProUni, que foram veiculadas em jornais e em publicações científicas, abordando de que maneira o Programa Universidade Para Todos atingiu a população brasileira, em especial os estudantes da educação superior.

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Publicado

25-08-2010

Como Citar

MAIA, Suzanir Fernanda. A Implantação do Programa Universidade para todos no Âmbito das Políticas de Acesso e Permanência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/102. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos