EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIFERENCIADA ENTRE OS TERENA DA ALDEIA BURITI-MS: TRADUZINDO A CULTURA
Resumo
O presente trabalho fez parte da pesquisa de mestrado denominada: O processo escolar dos Terena da Aldeia Buriti-MS, cujo objetivo foi analisar a Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo, que fica dentro da referida aldeia, no município de Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul. Essa escola constituiu-se numa realidade educativa diferenciada na qual o corpo docente e a comunidade estão construindo um terceiro espaço dentro do qual os protagonistas dessa tradução cultural têm ressignificado os valores dominantes, clamando por autonomia. Essa transposição das fronteiras entre línguas, território e comunidades os levou a criar na escola, a partir da experiência de novos-antigos saberes, um caminho poroso entre espaços intersticiais, fruto da resistência e das negociações que os Terena vão construindo. A metodologia empregada, além da revisão bibliográfica, aplicou as técnicas de história oral, mediante entrevistas com o corpo docente, para ouvir as concepções outras de educação escolar indígena diferenciada e seus objetivos em relação à realidade dos Terena do Buriti. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que a Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo está apoiada em um modelo que valoriza a cultura e reforça o controle da escola pela comunidade, devorando-a e transformando-a em uma experiência transformadora que empodera.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .