EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIFERENCIADA ENTRE OS TERENA DA ALDEIA BURITI-MS: TRADUZINDO A CULTURA

Autores

  • Fernando Augusto Azambuja de Almeida .
  • Neimar Machado de Souza

Resumo

O presente trabalho fez parte da pesquisa de mestrado denominada: O processo escolar dos Terena da Aldeia Buriti-MS, cujo objetivo foi analisar a Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo, que fica dentro da referida aldeia, no município de Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul. Essa escola constituiu-se numa realidade educativa diferenciada na qual o corpo docente e a comunidade estão construindo um terceiro espaço dentro do qual os protagonistas dessa tradução cultural têm ressignificado os valores dominantes, clamando por autonomia. Essa transposição das fronteiras entre línguas, território e comunidades os levou a criar na escola, a partir da experiência de novos-antigos saberes, um caminho poroso entre espaços intersticiais, fruto da resistência e das negociações que os Terena vão construindo. A metodologia empregada, além da revisão bibliográfica, aplicou as técnicas de história oral, mediante entrevistas com o corpo docente, para ouvir as concepções outras de educação escolar indígena diferenciada e seus objetivos em relação à realidade dos Terena do Buriti. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que a Escola Municipal Indígena Alexina Rosa Figueiredo está apoiada em um modelo que valoriza a cultura e reforça o controle da escola pela comunidade, devorando-a e transformando-a em uma experiência transformadora que empodera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Azambuja de Almeida, .

Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco UCDB,

Neimar Machado de Souza

Professor e pesquisador da Linha 3, Diversidade Cultural e Educação Indígena, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

AZAMBUJA DE ALMEIDA, Fernando Augusto; DE SOUZA, Neimar Machado. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIFERENCIADA ENTRE OS TERENA DA ALDEIA BURITI-MS: TRADUZINDO A CULTURA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1039. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos