SELEÇÃO DE SUPERVISOR E DIRETOR DE ESCOLA: RACIONALIDADE BUROCRÁTICA OU TENDÊNCIA PATRIMONIALISTA?

Autores

  • Denise Fujihara Piccoli
  • Carla A. Barreto

Resumo

Este texto apresenta apontamentos de um estudo que buscou analisar a seleção de supervisor e diretor escolar implementada após a municipalização do ensino fundamental na década de 1990. Procurou-se compreender em que medida as seleções de servidores públicos para atuarem no campo educacional refletiram a impessoalidade, o conhecimento profissional do candidato e o cumprimento das normas abstratas estabelecidas ou permitiram o reflorescimento de princípios baseados nos laços do patrimonialismo e do clientelismo, marcas da formação do Estado Brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Denise Fujihara Piccoli
    Mestre em Educação pela UFSCar. Professora do Ensino Fundamental da Rede Estadual de São Paulo.
  • Carla A. Barreto
    Doutora em Educação Escolar – FCL/Ar/Unesp. Pesquisadora do GPEI – FCL/Ar/Unesp. Professora da Faculdade Santa Bárbara – FAESB/AEJC e do Curso e Colégio Anglo Tatuí.

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Publicado

21-11-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SELEÇÃO DE SUPERVISOR E DIRETOR DE ESCOLA: RACIONALIDADE BUROCRÁTICA OU TENDÊNCIA PATRIMONIALISTA?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1197. Acesso em: 15 dez. 2025.