I Grupo escolar em Santo André: memórias da escola e da cidade

Autores

  • Maria Helena Bittencourt Granjo

Resumo

Trata-se de um trabalho ligado a um interesse mais amplo de pesquisa que leva a enfocar a escola em suas relações com a comunidade, no bojo do processo de urbanização que caracterizou o Estado de S. Paulo na última década do séc. XIX e primeira metade do séc. XX. Temos como objetivo perceber como as práticas de grupos humanos vindos de outras paragens e diferentes culturas interagiram com a população local tanto na construção da cidade como da escola. Inspirada na proposta de trabalho de Dea Fenelon, para o estudo da cidade, elaboramos as principais questões que pretendemos responder a respeito das relações entre a escola e a vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Bittencourt Granjo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santos e do Departamento de Educação do Centro Universitário Fundação Santo André

Downloads

Como Citar

BITTENCOURT GRANJO, Maria Helena. I Grupo escolar em Santo André: memórias da escola e da cidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1362. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos