"Escola de Donas de Casa" e a aprendizagem para ser mãe: o ser mulher portuguesa na década de 1950.
Resumo
Este texto apresenta análises preliminares de estudo que tem como um de seus objetivos compreender os discursos que constituem as normas de vivência e educação feminina. A fonte privilegiada é a Revista Modas e Bordados - suplemento do Jornal "O Século" -, no ano de 1950, mais especificamente em duas seções fixas denominadas: "Página das mães" e "Escola de donas de casa". A revista tem periodicidade semanal e é marcadamente dirigida ao público feminino português, com circulação em todo o país de Portugal. A temática predominante nos artigos selecionados é a educação feminina com base em padrões vigentes da época em questão, privilegiando a "mulher ideal", divulgando normas relativas a aspectos da feminilidade, da vivência da sexualidade, do aprendizado da maternidade e das tarefas de dona de casa. Tais análises serão realizadas em revista brasileira, para estabelecer alguns elementos de aproximação entre as duas realidades.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .