Ênio Silveira e a Companhia Editora Nacional: uma Grande ofensiva cultural
Resumo
Atualidades Pedagógicas, o mais importante periódico educacional destinado ao professor do ensino secundário, foi editado em São Paulo pela Companhia Editora Nacional, e circulou ininterruptamente entre janeiro de 1950 e fevereiro de 1962, revelando-se, apesar de seu ciclo de vida relativamente curto, uma fonte privilegiada para a configuração do campo educacional, pela possibilidade de apreensão das idéias pedagógicas e do desenvolvimento das práticas educativas. A revista foi iniciativa de Ênio Silveira, seu diretor-responsável e editor durante quase toda sua circulação. Silveira expressou plenamente sua política de trabalho editorial, tendo seus métodos administrativos, publicitários e de produção gráfica equiparados em importância aos promovidos por Monteiro Lobato. O estudo analisa a revista Atualidades Pedagógicas, tomando-a como objeto e fonte, busca analisar e acompanhar as estratégias editoriais adotadas.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















