Visão liberal da sociedade e globalização: o papel da educação no sistema econômico capitalista

Autores

  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Resumo

Estabeleceremos neste texto algumas correlações entre Estado, mercado e trabalho acadêmico. Para uma abordagem mais ampla dessa questão torna-se necessário caracterizar as diversas tendências do ideário liberal. Várias abordagens são possíveis a respeito do papel da universidade no sistema capitalista. Contudo, nos limitaremos a uma análise mais específica, abordando o tema sob a perspectiva da Economia Política em que prevalece a defesa do mercado como ideal de auto-organização ou coordenação das atividades econômicas. Posteriormente, indicaremos como a noção de rede tende a explicar o sistema neoliberal em vários níveis de seu funcionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Pedagoga e Historiadora. Meste e Doutora em História da Educação pela Faculdade de Educação Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro da Sociedade Brasileira de História e Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior - GEPES - da Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutoranda em
Política Científica e Tecnológica no IG na Unicamp, sob supervisão da Profa. Dra. Sandra Negraes Brisolla.

Downloads

Como Citar

PINTO DE ALMEIDA, Maria de Lourdes. Visão liberal da sociedade e globalização: o papel da educação no sistema econômico capitalista. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1371. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Debate