Considerações históricas sobre a dimensão ético-política da educação

Autores

  • Lídia Maria Rodrigo

Resumo

É impensável um processo educativo que não envolva comportamentos e valores ou que não tenha em vista a participação do indivíduo na sociedade. Tais revelações variaram ao longo da história em razão das flutuações quanto às concepções de homem, às relações indivíduo/sociedade e à diferenciação de ênfase nos múltiplos aspectos envolvidos nessas relações. Neste trabalho, investiga-se, desde uma perspectiva histórica, algumas dessas flutuações em duas grandes vertentes. A primeira, situada na Grécia clássica, considera que educação, ética e política não apenas pertencem ao mesmo âmbito, mas são indissociáveis. A segunda, iniciando-se no período helenístico e prolongando-se até a modernidade, desvincula a educação da esfera política, circunscrevendo-a ao aprimoramento ético e intelectivo do indivíduo. A terceira volta-se para o equacionamento de educação, ética e política no contexto capitalista, em cujo interior germinam posturas antagônicas. Uma nova concepção de subjetividades promove o abandono da noção de subjetividade, para configurar diferentes subjetividades condicionadas por interesses de classe opostos, às quais corresponde uma oposição quanto à interpretação do real e às propostas educativas. Conclui-se que se trata não de apontar idealisticamente a educação como transformadora da realidade social, mas sim de constatar modificações ao nível da realidade e pensar a contribuição da educação para um processo de mudança já instalado no próprio real.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Estudos

Como Citar

Considerações históricas sobre a dimensão ético-política da educação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 3, n. 1, 2001. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1424. Acesso em: 16 dez. 2025.