O Ensino na segunda metade do século dezenove: a escola Corrêa de Mello, de Campinas
Resumo
Utilizando-se da pesquisa realizada em escritos da época, entre os anos de 1860 a 1889, como jornais e almanaques que circulavam pela cidade e da documentação encontrada sobre a escola Corrêa de Mello, que existiu em Campinas nesse período, pretende-se apresentar a fundação e a existência desse estabelecimento educacional que oferecia ensino gratuito às crianças pobres. O final do século dezenove, no Brasil e na província de São Paulo, foi marcado por acontecimentos que deram novos rumos não só para a economia, mas, também, para a vida política, intelectual e educacional do país. A cidade de Campinas teve papel importante nesse processo. Assim, a construção dessa escola deverá ser entendida dentro desse contexto em transformação.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .