O brinquedo como recurso auxiliar no atendimento fisioterapêutico da criança com deficiência física

Autores

  • Eduardo José Manzini
  • Adriana Garcia Gonçalves

Resumo

O presente estudo visa identificar a utilização do brinquedo no planejamento do estagiário de fisioterapia, bem como, abstrair o significado das ações/atividades para os participantes durante o atendimento fisioterapêutico. Para tanto foram feitas entrevistas com 14 estagiários e realizadas filmagens dos atendimentos. Os dados revelaram que cinco dos estagiários não atribuíram nenhum significado aos brinquedos. Nove estagiários atribuíram significados, sendo que quatro destes estagiários nomearam a função de distrair a criança. Pôde-se constatar que, para alguns participantes, o brinquedo assume a função terapêutica durante o atendimento fisioterapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Manzini

Docente do departamento de Educação especial, Unesp, Marília. Coordenador do grupo de pesquisa deficiências físicas e sensoriais CNPQ/97.

Adriana Garcia Gonçalves

Fisioterapeuta e Pedagoga especializada em educação especial, área de deficiência física, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp.

Downloads

Como Citar

MANZINI, Eduardo José; GONÇALVES, Adriana Garcia. O brinquedo como recurso auxiliar no atendimento fisioterapêutico da criança com deficiência física. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 2, n. 1, 2000. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1448. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos