POLÍTICA EDUCACIONAL EM DOURADOS/MS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Resumo
O referido trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a política educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourado-MS (1997-2005), voltada à formação continuada de professores da educação entre peemedebistas e petistas - suas aproximações e distanciamentos das solicitações sociais. Metodologicamente o estudo pauta-se em estudo exploratório de cunho qualitativo, utilizando-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Nesse sentido, o trabalho inicia com uma revisão de literatura acerca das políticas educacionais para a Educação Básica a partir da década de 1990, seguido da contextualização das políticas educacionais na cidade de Dourados-MS no período destacado, organizada em dois momentos (1997-2000/ 2001-2005), a posteriori são explicitadas as devolutivas dos sujeitos respondentes e discutidas os resultados identificados. O estudo evidenciou a fragilidade de ambas as gestões quanto às políticas educacionais para a formação de professores, postas como ações ou programa de governo, ao invés de políticas educacionais orgânicas para o município.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .