Os conceitos de multiculturalismo/interculturalidade e gênero e a resignificação do currículo da educação básica.

Autores

  • José Licínio Backes Professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

Resumo

O artigo, fruto de pesquisa com apoio do CNPq, analisa o uso dos conceitos de multiculturalismo/interculturalidade e gênero nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED, no período 2008-2012, e se esse uso produz ressignificações no currículo da educação básica. A análise mostrou que o conceito de multiculturalismo/interculturalidade ainda é pouco utilizado, diferentemente do conceito de gênero, que é citado em todos os trabalhos, exceto um. Argumentamos em prol de uma educação multi/intercultural como forma de construirmos um currículo antissexista e contrário a todas as formas de discriminação.

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Biografia do Autor

José Licínio Backes, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

Doutor em Educação, professor do Progrmaa de Pós-graduação em Educação Universidade Católica Dom Bosco.

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Como Citar

BACKES, José Licínio. Os conceitos de multiculturalismo/interculturalidade e gênero e a resignificação do currículo da educação básica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1632. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos