Os conceitos de multiculturalismo/interculturalidade e gênero e a resignificação do currículo da educação básica.
Resumo
O artigo, fruto de pesquisa com apoio do CNPq, analisa o uso dos conceitos de multiculturalismo/interculturalidade e gênero nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED, no período 2008-2012, e se esse uso produz ressignificações no currículo da educação básica. A análise mostrou que o conceito de multiculturalismo/interculturalidade ainda é pouco utilizado, diferentemente do conceito de gênero, que é citado em todos os trabalhos, exceto um. Argumentamos em prol de uma educação multi/intercultural como forma de construirmos um currículo antissexista e contrário a todas as formas de discriminação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















