Políticas de industrialização e de educação para o trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo Universidade Católica Dom Bosco.

Resumo

Os objetivos propostos neste texto são dois: o primeiro é o de examinar as ações do governo do Estado de Mato Grosso do Sul quanto ao processo de industrialização, no setor secundário, na esfera estatal e do município de Campo Grande; o segundo é o de verificar os delineamentos deste processo para as políticas de qualificação para o trabalho profissional. Estes objetivos partem da hipótese que o processo de industrialização, no setor secundário, no Estado de Mato Grosso do Sul, articula-se com as políticas educacionais de qualificação para o trabalho, cuja centralidade é treinar um novo tipo de trabalhador, com vistas a atender um novo e diversificado mercado de trabalho. Nestas articulações há contradições demonstrando que esta modalidade educacional está fora dos interesses vitais do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo, Universidade Católica Dom Bosco.

Doutor em Educação Universidade de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado em História social do trabalho, UNICAMP. Professor no Programa de Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco. Líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (GEPPEFTD/HISTEDBR).

Downloads

Como Citar

CARMO, Jefferson Carriello do. Políticas de industrialização e de educação para o trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1635. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos