Políticas de industrialização e de educação para o trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo Universidade Católica Dom Bosco.

Resumo

Os objetivos propostos neste texto são dois: o primeiro é o de examinar as ações do governo do Estado de Mato Grosso do Sul quanto ao processo de industrialização, no setor secundário, na esfera estatal e do município de Campo Grande; o segundo é o de verificar os delineamentos deste processo para as políticas de qualificação para o trabalho profissional. Estes objetivos partem da hipótese que o processo de industrialização, no setor secundário, no Estado de Mato Grosso do Sul, articula-se com as políticas educacionais de qualificação para o trabalho, cuja centralidade é treinar um novo tipo de trabalhador, com vistas a atender um novo e diversificado mercado de trabalho. Nestas articulações há contradições demonstrando que esta modalidade educacional está fora dos interesses vitais do Estado.

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Biografia do Autor

  • Jefferson Carriello do Carmo, Universidade Católica Dom Bosco.
    Doutor em Educação Universidade de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado em História social do trabalho, UNICAMP. Professor no Programa de Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco. Líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente (GEPPEFTD/HISTEDBR).

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Artigos

Como Citar

Políticas de industrialização e de educação para o trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1635. Acesso em: 15 dez. 2025.