A "Educação do cidadão" na obra de Thales Castanho de Andrade

Autores

  • Maria Luisa Bissoto Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Renato Soffner Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Resumo

Analisam-se obras do escritor Thales Castanho de Andrade, identificando nessas uma concepção de “educação do cidadão” fundada num ideal de civismo e brasilidade. Foram pesquisadas as obras “A Filha da Floresta” e “Ensinando a Constituição”. Na análise dos dados, consideraram-se as categorias: exaltação dos patrimônios nacionais, materiais, morais ou culturais; uma identidade e uma moral nacional idealizada como urbana e de classe média, mas apoiando o movimento “ruralismo pedagógico”, e a necessidade do esclarecimento científico e da modernização do país. Conclui-se que podem ser identificados elementos de formação quanto a um modo ideal de ser brasileiro; o consenso em torno a essa “identidade nacional” seria de fundamental importância no escamotear das diferenças sociais existentes na sociedade brasileira à época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luisa Bissoto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
    Pós-doutora em Educação, docente permanente do PPG em Educação Sociocomunitária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Renato Soffner, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
    Professor doutor, docente permanente do Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A "Educação do cidadão" na obra de Thales Castanho de Andrade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1638. Acesso em: 15 dez. 2025.