O Trabalho como Princípio Educativo do Ensino – em Defesa do Ensino do Concreto
Resumo
A finalidade do texto é apresentar alguns indicativos sobre o ensino do concreto na educação escolar a partir da perspectiva da Filosofia da Práxis. Coloca-se o problema do desafio do ensino do concreto com base na defesa da centralidade do trabalho. A partir do concreto enquanto “síntese de múltiplas determinações”, o conceito concreto, estabelece-se a relação entre ensino, trabalho e mundo do trabalho. Há, portanto, aqui, a defesa da centralidade do trabalho, da ciência (conceito concreto) e do ensino. Para elucidar esta relação entre trabalho, conceito concreto e ensino, o texto está organizado em três partes. Na primeira, apresentamos os pressupostos teórico-metodológicos da Filosofia da Práxis. O conhecimento destes pressupostos ontológicos e epistemológicos a partir do método do materialismo histórico constitui-se nos fundamentos para o ensino do concreto. Na segunda parte buscamos mostrar o fundamento antropológico do trabalho como princípio educativo e como se constitui o mundo do trabalho em sua historicidade. Apresentam-se aí as determinações do mundo do trabalho e suas contradições. Na última parte, apresentam-se indicativos de como desenvolver o ensino do concreto a partir do trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .