A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS CONCEPÇÕES PEGAGÓGICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Resumo
O artigo procura compreender o processo de construção das concepções pedagógicas presentes na educação superior, pois a forma como entendemos a educação superior nos dias atuais está profundamente marcada pela história do que nos fez pessoas e profissionais da Educação Superior. Inicia-se com a concepção jesuítica, perpassando-se a pedagogia positivista e tecnocrática e finalizando com a pedagogia crítica e pedagogia universitária. Apesar de cada período histórico ter a sua concepção pedagógica dominante e de muitas dessas concepções terem sido e serem criticadas pela pedagogia crítica e universitária, concluímos que as concepções pedagógicas existentes na educação superior de hoje carregam as marcas das pedagogias construídas ao longo da história da educação brasileira.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .